3ª Dose de Auto-estima: A AUTOCONFIANÇA (“EU POSSO!”)
Depois da Auto-valorização chega a vez da auto-confiança.
É a crença interna de que pode-mos fazer frente a uma situação concreta e sentirmo-nos seguros pois sabemos que possuímos os recursos necessários. É acreditar em nós mesmos.
Pessoas dotadas de pobre auto-estima, mostram-se habitualmente inseguras e ansiosas na maneira de se comportarem. Conceitua-se o problema nesta área como insegurança pessoal, unida a sentimentos de incapacidade e impotência que repercutem em reacções de ansiedade, dúvida e aflição, diante de boa quantidade das coisas que empreendem.
As metas de superação individual no que se referem à autoconfiança, consistem em propiciar atitude realista de crença em si mesmo e nas próprias capacidades pessoais. É necessário libertar as inúmeras crenças limitadoras adquiridas ao longo da nossa vida. Será possível consegui-lo ainda melhor quando as pessoas aprendem com os próprios erros, e quando se predispõem a continuar tentando, até desenvolver competência adequada nas áreas de maior interesse e capacidade pessoais.
Se tivermos em atenção que não existe erro nem fracasso, apenas aprendizagem, poderemos ressignificar todas as experiências menos positivas da nossa vida e dar-lhes um novo significado, tornando-as degraus de aprendizagem rumo à excelência pessoal.
Auto-reflexão: Acredito que posso fazer várias coisas e sinto-me seguro ao fazê-las? O que me poderia propor para aumentar minha crença em mim mesmo e sentir-me desta forma mais capaz?
Cristina Gonçalves
Ler sobre a 4ª dose de auto-estima
Trackbacks/Pingbacks