Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 7 Março 2012


pessoas_felizes_positivas

3ª Dose de Auto-estima: A AUTOCONFIANÇA (“EU POSSO!”)

Depois da Auto-valorização chega a vez da auto-confiança.

É a crença interna de que pode-mos fazer frente a uma situação concreta e sentirmo-nos seguros pois sabemos que possuímos os recursos necessários. É acreditar em nós mesmos.

Pessoas dotadas de pobre auto-estima, mostram-se habitualmente inseguras e ansiosas na maneira de se comportarem. Conceitua-se o problema nesta área como insegurança pessoal, unida a sentimentos de incapacidade e impotência que repercutem em reacções de ansiedade, dúvida e aflição, diante de boa quantidade das coisas que empreendem.

As metas de superação individual no que se referem à autoconfiança, consistem em propiciar atitude realista de crença em si mesmo e nas próprias capacidades pessoais. É necessário libertar as inúmeras crenças limitadoras adquiridas ao longo da nossa vida. Será possível consegui-lo ainda melhor quando as pessoas aprendem com os próprios erros, e quando se predispõem a continuar tentando, até desenvolver competência adequada nas áreas de maior interesse e capacidade pessoais.

Se tivermos em atenção que não existe erro nem fracasso, apenas aprendizagem, poderemos ressignificar todas as experiências menos positivas da nossa vida e dar-lhes um novo significado, tornando-as degraus de aprendizagem rumo à excelência pessoal.

Auto-reflexão: Acredito que posso fazer várias coisas e sinto-me seguro ao fazê-las? O que me poderia propor para aumentar minha crença em mim mesmo e sentir-me desta forma mais capaz?

Cristina Gonçalves

Ler sobre a 4ª dose de auto-estima

Artigos relacionados:

Categories: ARTIGOS, Autoestima

3 Respostas

  1. [...] Ler sobre a 3ª dose de auto-estima Categories: Artigos/Frases, CrisGonçalves [...]

  2. [...] artigo anterior, falei da importância da 3ª dose da auto-estima que é a [...]

Comente o artigo