Cristina Gonçalves

COACH | TERAPEUTA | AUTORA | PNL TRAINER

bookmark bookmark
crisgoncalves On 16 Janeiro 2019

2ª REVELAÇÃO DE 2019

OLHA APENAS PARA O PRÓXIMO DEGRAU.

Tenho partilhado com vocês uma série de insights que vou tendo e me trazem uma tomada de consciência incrível levando-me a uma mudança automática de comportamento.

Hoje aconteceu novamente durante um treino com o meu Personal Trainer (PT) no ginásio. Após uma postura de força abdominal onde aguentei 35 seg e me senti quase a morrer, o PT deixou-me descansar para fazer a segunda série. Antes de começar disse: agora vamos tentar fazer 40 seg e quem sabe chega até os 50 seg. Ri-me na cara dele. Se já estava a arfar aos 35 seg e após o abdominal já estar cansado como seria capaz de tanto mais?

Como estou em modo superação e desafio a cada treino, pedi-lhe que me disse-se quando chega-se aos 30 seg para poder desafiar-me pelo menos até os 40 seg.

Avisou-me quando cheguei aos 30 seg. Automaticamente a minha mente pensou em tom de desafio, se cheguei até aqui vou até os 40 seg. Chegada aos 40, pensei. Fixe era chegar aos 50 seg para mostrar-lhe que sou capaz. Cheguei aos 50 seg e pensei. Porra! vais ver que consigo até os 60 seg??? Chegada aos 60 seg a minha mente já tinha quebrado todas as barreiras possíveis, e resolvi continuar a aquentar. Aguentei 1 minuto e 18 segundos. Nunca tinha conseguido tal coisa nesse exercício ou noutro qualquer de esforço abdominal.

FEZ-SE LUZ!. Mais uma vez o trabalho corporal tinha desbloqueado a minha mente e percebi como esta informação era valiosa para outras áreas da minha vida.

É como quando temos que subir um bom lance de escadas. Se olharmos para o topo, a mente mede o esforço total, a crença limitadora diz “Não sou capaz” ou “Vais ser muito difícil” e corpo vai atrás. Começa logo a sentir falta de ar antes mesmo de começar a subir. A mente condiciona logo a capacidade corporal.

A estratégia para subir as escadas é dirigir o olhar em frente, apenas para o próximo degrau. E subir esse degrau. Depois desse dar mais um passo para o próximo. Foco no degrau, Foco no momento presente com o objetivo bem claro. Fazer o que é possível. Não é possível subir os degraus todos ao mesmo tempo, a não ser que estejas num filme tipo Matrix.
Por isso, só te resta dar o próximo passo. Quando dás por ti já estás no cimo e custou muito menos do que subir sempre a olhar para o topo.

Estou com uma série de ideias para novos projetos profissionais. Quando olho para a totalidade do projeto, parece que estou a olhar para o final da muralha da china, mas na vertical. É quase impossível de chegar ao final. A única opção é olhar apenas para o degrau seguinte. Assim tenho feito,deste início de 2019. Tenho concretizado muito mais do que durante 2018 inteiro. A tentação de olhar para cima mantém-se e quando o faço, surge a falta de ar e desmotivação.

Meu Deus, vai ser tão difícil, como vou conseguir?

Depois lembro. Tira os olhos do topo e mantém-te focada no degrau. E uma lufada de ar fresco interna invade-me e me permite continuar a caminhar.

DICA: Divide os teus sonhos em pequenas etapas. Concretiza pelo menos uma todos os dias. Procura uma boa escadaria para subir e faz o exercício de subi-la olhando sempre para o topo. Noutro dia volta a repetir a experiência olhando apenas para o próximo degrau e vê como muda tudo.

Cristina Goncalves – Coach, Terapeuta e Facilitadora de processos Corpo/Mente

Categories: Vários

Comente o artigo