No artigo anterior, falei da importância da 3ª dose da auto-estima que é a auto-confiança.
Hoje vamos dar entrada na 4ª dica para uma auto-estima reforçada
4ª Dose: O Auto-controlo (“ESTOU EM ORDEM!”)
Consiste em conduzir correctamente a nossa vida no plano pessoal, cuidando e organizando tudo o que for necessário para estar em equilíbrio.
Esta capacidade de autocontrolo positivo vê-se amiúde limitada em pessoas dotadas de baixa auto-estima. O principal problema manifesta-se, nestes casos, numa situação de descontrolo geral em diversas áreas; ainda que seja muitas vezes observável no âmbito de cuidado de si mesmo, onde tende a dar-se qualquer dos dois extremos, quer o auto descuido, quer o super cuidado, no plano pessoal. O descontrolo pode-se reflectir também em outras áreas como a dificuldade na gestão emocional, nas relações interpessoais, nos hábitos indisciplinados de vida e trabalho, ou na falta de aptidão a organizar-se em vista das metas desejadas.
Tendo em vista a necessidade de aprender um autocontrolo sadio como expressão da auto-estima, o comportamento que se deve adoptar é a busca de capacidades adequadas de cuidado pessoal e padrões de conduta caracterizados por boa disciplina e organização na vida.
Auto-reflexão: Tenho boa gestão de mim mesmo, cuidando-me, dominando-me e organizando-me bem na vida? Que mudanças poderia fazer para conseguir melhor gestão pessoal?
Trackbacks/Pingbacks