fbpx

Um dos temas que mais trabalho nas minhas sessões individuais de acompanhamento é o seguinte: “Quero libertar-me da dependência da opinião dos outros”.

É uma porra de uma prisão na qual nós mesmas nos trancamos, sem dar conta ????

O que vejo em comum nestes casos (e atenção que eu já fui um deles) é um medo extremo de não pertencer, de não sermos aceites.

No nosso íntimo acreditamos que se formos como realmente somos (com todas as nossas imperfeições, tiques, manias, fraquezas e defeitos) não seremos aceites e valorizadas.

Acreditamos que não somos merecedoras das coisas boas da vida,
 porque estamos “estragadas”.

Alguém nos disse (ou fez acreditar) que era “errado” sermos nós mesmas.

Isso faz com que formes uma opinião altamente negativa e distorcida de ti mesma.

Como a imagem que tens de ti própria é negativa
 e queres esconde-la a todo custo para que gostem de ti e te aceitem, ficas ALTAMENTE DEPENDENTE dessa boa opinião dos outros, pois a que tens de ti mesma é uma porcaria…

Quando estamos muito dependentes da opinião (validação) dos outros, estamos em contacto com o nosso trauma de infância de não ter sido vista, ouvida, valorizada, pertencer, ser amada. 
Temos medo de sermos NOVAMENTE rejeitadas, castigadas, ignoradas.Há uma parte de ti que não se sente segura para seres tu mesma e quer evitar o trauma antigo. Então ajusta-se ao que os outros esperam dela para poder preencher esse vazio interior e não sentir-se tão “errada”, tão não merecedora de amor.

Já percebeste a prisão na qual te encontras?

Colocas as chaves da tua valorização pessoal nas mãos dos outros, e isso é altamente assustador e angustiante.
A medida que vamos sufocando a nossa verdadeira essência por baixo de uma série de véus de personalidade fabricada, a parte de nós mais autêntica sente que está a morrer. O medo instala-se. Manifesta-se. A Ansiedade cresce, a agonia manifesta-se, os ataques de pânico espreitam e/ou surgem.

Mas estamos realmente com medo/pânico de quê???

Em muitos casos manifesta-se como medo de morrer, por que é isso que está realmente a acontecer. A nossa verdadeira essência, a nossa força, poder, vitalidade, alegria, o nosso VERDADEIRO EU está a morrer e isso dá um sinal de alarme físico…GRAÇAS A DEUS!!!!

É necessário fazer uma pausa e refletir sobre a pessoa que deixamos de ser, por ter medo da opinião alheia.

Lembra-te que por cada sim que dizes ao outro (sem querer dizer), é um não que estás a dizer a ti mesma!

Um NÃO aos teus sonhos, um NÃO aos teus desejos, um NÃO às tuas necessidades…

É um atitude que nunca compensa. A médio e longo prazo, de tanto querer agradar aos outros, estarás tão longe de ti mesma que já não te reconhecerás nem saberás como voltar a ti!

error

Gostou? Partilhe!