Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark

PNL

PNL – Programação Neuro-Linguística

Muito se tem falado ultimamente de PNL, que surge frequentemente associado ao Coaching. Mesmo depois de frequentar formação em Programação Neurolinguística, vivenciar os seus processos, e usufruir das transformações associadas, a maioria das pessoas sente uma dificuldade inexplicável de explicar o que é PNL.

E porquê?

Porque a PNL é um conjunto de inúmeros conceitos e técnicas, que se torna redutor tentar explicar por poucas palavras de que se trata, e quais os resultados que advêm da sua aplicação.

De qualquer forma, e correndo o risco de me tornar redutora na descrição desta fantástica ferramenta, sugiro algumas definições que podem ajudar o leigo a entender melhor a PNL.

8 definições de PNL para leigos

  1. A PNL é a ferramenta que nos dá o conhecimento sobre a interligação entre cérebro e linguagem de forma a garantir uma comunicação eficaz, capacidade de atingir objectivos, desenvolver competências de liderança e entendimento social.
  2. A PNL um método para ensinar o corpo e a mente a ter as reacções desejadas, ter toda a confiança e segurança necessárias em situações de desafio.
  3. A PNL é um conjunto de instruções que se podem dar ao cérebro de forma a ter o comportamento desejado no momento certo.
  4. A PNL é uma arte e ciência da comunicação. É como nos conhecer melhor a nós próprios e aos outros, e como usar isso na nossa comunicação. É também uma das formas mais rápidas de alcançar a excelência.
  5. A PNL é uma técnica que nos ajuda a procurar os recursos que temos dentro de nós e entender o que está na nossa mente para utiliza-lo a nosso favor. Em resumo, aprendemos a funcionar melhor de forma a gerir as nossas emoções e acções para conseguir mais facilmente atingir os nossos objectivos.
  6. A PNL é uma ciência recente que nos mostra como ter comportamentos de excelência. Na PNL acredita-se que se um ser humano é capaz de concretizar algum feito e chegar longe, todos nós temos a mesma capacidade se soubermos como a estratégia funciona. Desta maneira, poderemos juntar várias partes do nosso cérebro, para atingir os nossos objectivos, mas de uma forma estruturada.
  7. A PNL ajuda a alcançar a nossa mente subjectiva, ajuda a conhecermo-nos, utilizando melhor todo o potencial dentro de nós, de forma a ser uma melhor pessoa e a entender melhor o mundo.
  8. A PNL é como um puzzle, ajuda-te a conhecer melhor e a entenderes os teus pensamentos, emoções, problemas, capacidades, permitindo encaixar as peças na tua cabeça. Desta forma vais alcançar com mais facilidade o que tu queres, os teus objectivos e a entenderes melhor o mundo que te rodeia.

Cristina Gonçalves

Coach, Terapeuta e Trainer em PNL – Programação Neurolinguística