Cristina Gonçalves

COACH | TERAPEUTA | AUTORA | PNL TRAINER

bookmark bookmark

PNL – Programação Neuro-Linguística

A Programação Neurolinguística PNL é a descoberta de uma porta para um novo mundo, o mundo da mente humana. A mente (consciente e subconsciente) «armazena» de uma forma muito própria tudo aquilo que vivenciamos na vida. Ao percebermos como essa informação fica guardada, conseguimos trabalhá-la e transformá-la de modo a conseguirmos libertar-nos de tudo aquilo que nos impede de alcançar o nosso potencial máximo. Com a PNL não há limites, o limite somos nós.

É uma ferramenta e abordagem psicológica que permite a reprogramação da maneira de pensar e agir.

Permite identificar padrões, bloqueios ou/e limitações que impedem de atingir algo que queremos, ou que nos causam mal estar.

Com a aplicação do exercício/técnica específico é possível uma desprogramação dos padrões gravados no inconsciente, de modo a que se possa manifestar a mudança mental, emocional e comportamental desejada.

8 definições de PNL para leigos

  1. A PNL é a ferramenta que nos dá o conhecimento sobre a interligação entre cérebro e linguagem de forma a garantir uma comunicação eficaz, capacidade de atingir objectivos, desenvolver competências de liderança e entendimento social.
  2. A PNL um método para ensinar o corpo e a mente a ter as reacções desejadas, ter toda a confiança e segurança necessárias em situações de desafio.
  3. A PNL é um conjunto de instruções que se podem dar ao cérebro de forma a ter o comportamento desejado no momento certo.
  4. A PNL é uma arte e ciência da comunicação. É como nos conhecer melhor a nós próprios e aos outros, e como usar isso na nossa comunicação. É também uma das formas mais rápidas de alcançar a excelência.
  5. A PNL é uma técnica que nos ajuda a procurar os recursos que temos dentro de nós e entender o que está na nossa mente para utiliza-lo a nosso favor. Em resumo, aprendemos a funcionar melhor de forma a gerir as nossas emoções e acções para conseguir mais facilmente atingir os nossos objectivos.
  6. A PNL é uma ciência recente que nos mostra como ter comportamentos de excelência. Na PNL acredita-se que se um ser humano é capaz de concretizar algum feito e chegar longe, todos nós temos a mesma capacidade se soubermos como a estratégia funciona. Desta maneira, poderemos juntar várias partes do nosso cérebro, para atingir os nossos objectivos, mas de uma forma estruturada.
  7. A PNL ajuda a alcançar a nossa mente subjectiva, ajuda a conhecermo-nos, utilizando melhor todo o potencial dentro de nós, de forma a ser uma melhor pessoa e a entender melhor o mundo.
  8. A PNL é como um puzzle, ajuda-te a conhecer melhor e a entenderes os teus pensamentos, emoções, problemas, capacidades, permitindo encaixar as peças na tua cabeça. Desta forma vais alcançar com mais facilidade o que tu queres, os teus objectivos e a entenderes melhor o mundo que te rodeia.

Cristina Gonçalves

Coach, Terapeuta e Trainer em PNL – Programação Neurolinguística