Confesso que não sou propriamente uma pessoa que sorri muito. Sou mais do tipo séria. Daí a importância de lembrar-me constantemente de sorrir um pouco mais…
A PNL – Programação Neurolinguística ajuda a explicar melhor a importância do sorriso como forma de conseguirmos atingir as mudanças de comportamento que desejamos.
A Neurociência provou que a mente e o corpo estão intimamente interligados. Isso significa que um influencia o outro e vice-versa. Então, uma mudança num desses sistemas irá inevitavelmente gerar mudança no outro.
A postura corporal e expressão facial dão instruções à mente subconsciente, e esta reage em consonância. Quando sorrimos mesmo que não apeteça muito, a nossa mente interpreta isso como um estado de felicidade e satisfação. Isso acontece devido à relação neuronal entre a postura corporal e o estado emocional que se gera.
Todas as memórias que temos guardadas na mente subconsciente estão associadas a pensamentos, reações corporais e emoções.
A sorrir acedemos instantaneamente a todas as memórias felizes, de alegria e bem-estar e sem saber como, começamos a sentir essa alegria e bem-estar no momento presente.
Então, pelo menos hoje SORRI o mais que puderes…verás que ao final do dia estarás mais feliz e o melhor de tudo…sem motivo nenhum de especial…
Cristina Gonçalves – Facilitadora em Mudança de Comportamento