Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 10 Maio 2017

balance-1372677_19204 Dicas para Sessões com Resultados.

A palavra-chave para nos tornarmos um Coach ou Terapeuta de Sucesso é a prática.

Quanto mais praticarmos mais iremos validar as nossas competências e resultados. Iremos criando um estilo próprio de agir, que nos tornará únicos.

No entanto, não é de desperdiçar as dicas de profissionais que estejam há mais tempo em ação, ou que tenham abordagens diferentes das nossas.

Tenho aprendido muitas abordagens e técnicas durante estes 10 anos de prática nas áreas de Coaching, Terapia e formação, e acima de tudo tenho aprendido muito comigo mesma e com os meus clientes. É no terreno que realmente aprendemos a validar as técnicas e a ganhar confiança no processo.

Quero partilhar contigo 4 dicas que te poderão ser úteis no teu trabalho, e poderão ajudar-te a elevar a qualidade do teu seviço.

Preparação da Sessão

O trabalho de Coaching ou Terapia envolve uma grande responsabilidade. Um dos motivos pelos quais as minhas sessões têm tanto resultado e as pessoas se sentem tão bem na minha presença, tem a ver com a minha preparação prévia.

Preparar-se mental, emocional, física e espiritualmente. Silenciar a mente, neutralizar as emoções, relaxar o corpo e conectar-se interiormente.

Para atingir este estado, chego sempre com 15 minutos de antecedência às minhas sessões (sejam presenciais ou online). Coloco uma música que me eleve o espírito, uma água floral ou incenso no ambiente, afundo-me na cadeira relaxando o corpo e faço a minha oração na qual me conecto com a essência da pessoa que vou receber.

  • Reserva 15 minutos antes de cada sessão e escolhe as tuas estratégias pessoais para preparar a tua mente, emoções, corpo e espírito. Verás que fará uma grande diferença na forma como iniciarás a sessão.

Música de fundo

Durante as minhas sessões coloco sempre música de fundo que ajude a criar ambiente e acalmar tanto a mim como ao cliente. Opto normalmente pelo canto de pássaros sobreposto a música instrumental. É uma ótima maneira de começar a conversa. Nas alturas em que aplico uma técnica, na qual preciso aceder ao subconsciente, desligo a música para que não hajam interrupções emocionais no processo. Finalizada a técnica, volto a ligar a música.

  • Escolhe a tua música de relaxar e coloca-a no espaço onde trabalhas.

Libertar o Controlo

Como profissionais que estamos a ajudar outras pessoas, muitas vezes acreditamos saber o que é melhor para o outro, ou criamos expectativas quanto ao resultado positivo que devemos atingir no final das sessões. Aprendi com a pratica, que nem sempre o que eu quero é àquilo que o cliente precisa ou está disponível (consciente ou inconscientemente) a atingir naquele momento.

Em 90% dos casos, não consigo aplicar com o cliente a técnica ou conversa que tinha preparado e planeado antecipadamente, pois muitas vezes a pessoa traz outras questões que surgiram ou despoletaram ao logo da semana, e que são naquele momento mais importantes de resolver.

  • Aprende a planear a sessão mas deixar sempre em aberto que tudo pode mudar. Liberta o controlo e deixa-te guiar pela sabedoria interior e superior que está a guiar o processo pelo bem de todos.

Sensação após sessão

Muitas vezes sentimo-nos inseguros no final da sessão, pois não sabemos como o cliente se está a sentir. Neste ponto, é necessário conectar-se à intuição e sensações corporais. Ao trabalhar com a pessoa em conexão profunda, cria-se como que uma bolha na qual temos acesso aos pensamentos e sensações do cliente.

  • Logo que estejas a finalizar a sessão coloca atenção em como te sentes. Energizado? Aliviado? Cansado? Confuso? Satisfeito? Isto dará indicação de como o cliente está a sentir-se na altura de ir embora.

Desejo que estas 4 dicas te sejam úteis e te ajudem a sentir mais confiante e a atingir mais resultados com os teus clientes, ajudando assim mais pessoas.

Se tiveres vontade ou necessidade de aprender mais, para passar ao próximo nível nas tuas sessões, participa no Curso “Sessões com Resultados”

Cris Gonçalves – Trainer em PNL, Coach e Terapeuta 

Artigos relacionados:

Categories: ARTIGOS, Dicas, PNL

Comente o artigo