Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 2 Maio 2012

7 Passos para vencer a tristeza e desmotivação.

Nos artigos anteriores falei sobre  as depressões mal diagnosticadas e a coragem necessária para vencer o medo da transformação interior, muitos de nós atravessamos momentos difíceis de desafios internos e externos. Muito do desconforto interno que cada vez sentimos com mais intensidade, é um convite para olharmos para dentro e perceber que o nosso sistema esta desalinhado.
Para haver a motivação e alegria que nos impulsionam rumo a uma vida melhor, tem que haver congruência interna. Sintomas de desequilíbrio (mal estar, desmotivação, tristeza, revolta, depressão, etc) que muitas vezes acontecem no nosso dia-a-dia, nada mais são do que sinais de alerta de incongruência interna.
Qualquer sistema biológico ou social, está organizado por níveis e a mente não é exceção. Existe uma hierarquia natural nos processos de aprendizagem, mudança e motivação. Para poder mudar comportamentos, é necessário saber em que nível de pensamento se encontram esses comportamentos.
Se estivermos num elevado estado de alinhamento interno, sem conflito entre os vários níveis, unidos em busca do mesmo objetivo, as energias serão canalizadas numa única direção e teremos pessoas equilibradas e produtivas, prontas para contribuir positivamente dentro de um sistema Maior e a realizar o que se propuserem na vida.
Internamente funcionamos como uma empresa composta por diversos departamentos. Se cada “parte” de nós, cada departamento, cooperar com as outras, o indivíduo pode ser mais eficaz. São sete os vários departamentos. Operamos em todos os níveis. Dependendo das circunstâncias, uns níveis serão mais importantes que outros.
O nível mais básico é o nosso entorno ou ambiente, nossas restrições externas. Atuamos nesse ambiente através do nosso comportamento. Nosso comportamento está dirigido pelas nossas capacidades. Estas estão organizadas pelas crenças e valores que por sua vez, estão organizadas segundo a nossa identidade (auto-estima). Estes 5 níveis são orientados internamente pelo propósito de vida. Acima destes níveis encontramos a nossa essência (alma) quem realmente somos além do corpo físico.
Para vencer qualquer tristeza e desmotivação que se instala sem percebermos bem porque, é necessário fazer um alinhamento destes níveis, começando do mais alto para o mais baixo:
7º Passo: reconecta-te com a tua essência (alma) através da ligação ao teu EU Superior. Isto pode ser feito com meditações específicas onde sentimos a conexão com algo maior do que o nosso próprio corpo, e que nos traz uma sensação imediata de PAZ e CONFIANÇA.

6º Passo: Encontra o teu propósito de vida. Encontra os teus talentos, aquilo que te faz vibrar. Percebe que é único e especial. Torna-te útil á humanidade ajudando-a a evoluir enquanto evoluis com ela.
5º Passo: Reforça a tua auto-estima. Percebe quais as várias partes que se encontram dentro de ti e aceita-as. Melhora a tua auto-imagem percebendo que em muitos casos és muito mais do que aquilo que vês de ti mesmo.
4º Passo: Identifica os teus Valores e crenças potenciadoras. Sabendo quais as coisas importantes que te fazem acordar de manhã e acreditando em todas as possibilidades que a vida tem para nos oferecer, poderemos chegar muito mais longe.
3º Passo: Desenvolve os teus recursos internos. Todos possuímos recursos e capacidades internas (determinação, confiança, alegria, persistência, amor, etc) que podem potenciar-nos rumo à felicidade. Descobre quais os que mais precisas para lidar com a tua realidade atual.
2º Passo: Muda os comportamentos limitantes. A pessoa não é o seu comportamento, ela É a sua essência. Por esse mesmo motivo, podemos facilmente alterar os comportamentos que não nos fazem bem (agressividade, vitimização, vergonha, culpa, medo, etc).
1º Passo: Assume responsabilidade total pela tua vida. Não te queixes nem culpes outros ou situações externas pelos resultados presentes nas várias áreas da tua vida. Tu és o único que tem o poder de mudar a tua realidade.
Resumidamente: Resgata a tua essência (alma), encontra o teu propósito, fortalece a tua auto-estima, alinha os teus valores e liberta as limitações, adquire novas capacidades, muda comportamentos e assume responsabilidade pela tua vida!

Para saber como fazer na pratica este alinhamento interno participa no workshop “Os 7 Degraus para a reconexão pessoal”

Cristina Gonçalves

Artigos relacionados:

6 Respostas

  1. Marisa diz:

    Ótimas dicas para refletir mas, acima de tudo, para pôr em prática todos os dias! Beijinhos ;)

  2. Isabel diz:

    Muito obrigada! Estava precisando muito ler algo assim, fiquei muito mais motivada =)

  3. Ivan Pedreira diz:

    Obrigado, gostei muito! ;-)
    Cada vez se torna mais claro o caminho que preciso percorrer…

  4. Ivan Pedreira diz:

    Obrigado Cris pelo o apoio e pela energia positiva!! ;-)

Comente o artigo