Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 28 Janeiro 2011

PNL e COMUNICAÇÃO PARTE I –

Ao descrevermos o mundo onde vivemos, constatamos que estamos cercados de violência e desentendimentos. Grande parte dessa discórdia se dá pela má comunicação entre as pessoas, e a chave do êxito tanto na vida privada como nos negócios está no desenvolvimento de nossa capacidade para comunicar nossos desejos, pensamentos, instruções e visão das coisas.
Podemos melhorar nossas habilidades de comunicação e a Programação Neuro-linguística (PNL) é uma poderosa arma para consegui-lo.
PNL é a capacidade de estudar a experiência subjectiva do ser humano.
Quando vivemos as nossas experiências, estas ficam gravadas no inconsciente, associadas a uma determinada carga mental e emocional. A PNL dá-nos ferramentas capazes de alterar essa experiência, criando para isso novos caminhos neuronais, aos quais podemos associar diferentes emoções e sensações, reescrevendo assim a experiência inicial.

Da mesma maneira, PNL fornece também ferramentas para criarmos de raiz, novos caminhos neuronais associados a experiências ou objectivos ainda não concretizados, fornecendo deste modo estratégias e métodos para a sua futura concretização.
O principal contributo da PNL para a comunicação, foi ensinar-nos que o mapa não é o território, ou seja, que cada um de nós tem uma maneira muito particular de ver o mundo de acordo com cada experiencia particular. Aprender a identificar a maneira como as pessoas com quem temos contacto percebem as coisas, nos ajudará a eleger eficazmente o método que devemos usar para expressar-lhes nossos desejos, e conseguir a resposta que necessitamos.
Na parte II deste artigo, irei descrever os métodos para uma melhor comunicação.

Cristina Gonçalves

Artigos relacionados:

Categories: PNL

Comente o artigo