Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 12 Março 2012


pessoas_felizes_positivas

5ª Dose: A Auto-Afirmação (“ASSIM SOU EU!”)

Depois de estarmos “em ordem” internamente através da 4ª dose, é a vez de trabalhar a liberdade de sermos a pessoa nos próprios somos e queremos ser, por forma a poder tomar decisões para conduzir-mo-nos com autonomia e maturidade.

É a capacidade do indivíduo manifestar-se abertamente na hora de expressar seus pensamentos, desejos e habilidades.

Muitas vezes, porém, estes tipos de condutas afirmativas vêem-se inibidas nas pessoas dotadas de baixa auto-estima. Elas antes experimentam o problema da auto anulação que se reflecte na incapacidade de se manifestarem com liberdade. Não ousam a manifestarem-se como são, nem tampouco podem agir ou expressar-se de maneira congruente com o que na realidade pensa e sente. E mais, a falta de auto-afirmação acarreta excessiva dependência dos outros quando se devem tomar decisões pessoais ou executar autonomamente diversas actividades.

Este ponto é muito importante para uma boa auto-estima e para a felicidade em geral. Cada pessoa é um ser humano único e insubstituível no meio de milhares de outros seres humanos. Não houve nunca uma outra pessoa exactamente como tu, com as mesmas experiências de vida, as mesmas aptidões e o mesmo património genético.

Assim sendo, cada pessoa tem necessidades e formas únicas de ser, que devem ser manifestadas em todo o seu esplendor.

É importante encontrar formas saudáveis de manifestar o pensamento e habilidades pessoais perante os outros (assertividade), e em conduzir-se com autonomia sem cair nos extremos opostos da super dependência ou da auto-suficiência excessiva.

Auto-reflexão: Expresso-me livremente como sou, agindo com maturidade e autonomia na hora de tomar decisões? Quais seriam algumas metas pessoais que me ajudariam a manifestar-me de maneira mais livre e autónoma?

Cristina Gonçalves

Ler mais sobre a 6ª dose de auto-estima

Artigos relacionados:

Categories: ARTIGOS, Autoestima

3 Respostas

  1. [...] Ler mais sobre a 5ª dose de auto-estima  Categories: Artigos/Frases, CrisGonçalves [...]

  2. [...] de assumirmos bem a 5ª dose, que é desenvolver quem somos e não quem os outros querem que sejamos, a 6ª dose consiste em [...]

  3. [...] Ler mais sobre a 5ª dose de auto-estima  var dd_offset_from_content = 60; var dd_top_offset_from_content = 0; [...]

Comente o artigo