Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 9 Março 2012

pessoas_felizes_positivas

No artigo anterior, falei da importância da 3ª dose da auto-estima que é a auto-confiança.

Hoje vamos dar entrada na 4ª dica para uma auto-estima reforçada

4ª Dose: O Auto-controlo (“ESTOU EM ORDEM!”)

Consiste em conduzir correctamente a nossa vida no plano pessoal, cuidando e organizando tudo o que for necessário para estar em equilíbrio.

Esta capacidade de autocontrolo positivo vê-se amiúde limitada em pessoas dotadas de baixa auto-estima. O principal problema manifesta-se, nestes casos, numa situação de descontrolo geral em diversas áreas; ainda que seja muitas vezes observável no âmbito de cuidado de si mesmo, onde tende a dar-se qualquer dos dois extremos, quer o auto descuido, quer o super cuidado, no plano pessoal. O descontrolo pode-se reflectir também em outras áreas como a dificuldade na gestão emocional, nas relações interpessoais, nos hábitos indisciplinados de vida e trabalho, ou na falta de aptidão a organizar-se em vista das metas desejadas.

Tendo em vista a necessidade de aprender um autocontrolo sadio como expressão da auto-estima, o comportamento que se deve adoptar é a busca de capacidades adequadas de cuidado pessoal e padrões de conduta caracterizados por boa disciplina e organização na vida.

Auto-reflexão: Tenho boa gestão de mim mesmo, cuidando-me, dominando-me e organizando-me bem na vida? Que mudanças poderia fazer para conseguir melhor gestão pessoal?


Cristina Gonçalves

Artigos relacionados:

Categories: ARTIGOS, Autoestima

3 Respostas

  1. [...] Ler sobre a 4ª dose de auto-estima Categories: Artigos/Frases, CrisGonçalves [...]

  2. [...] de estarmos “em ordem” internamente através da 4ª dose, é a vez de trabalhar a liberdade de sermos a pessoa nos [...]

Comente o artigo