Cristina Gonçalves

Recorda quem És! Vive a tua Verdade! Sê tu mesmo!

bookmark bookmark
crisgoncalves On 5 Março 2012


pessoas_felizes_positivas
2ª Dose de Auto-Estima: A AUTOVALORIZAÇÃO (“SOU IMPORTANTE!”)

No artigo passado fizemos a introdução ao tão importante tema da auto-estima, fornecendo a 1ª dose para fortalecermos a mesma.

A 2ª dose de Auto-estima consiste em prezar-se como pessoa importante para si e para os outros. Confiança no direito que temos de triunfarmos e sermos felizes.

O problema que em geral têm pessoas dotadas de baixa auto-estima pessoal, é o da autodesvalorização, associada frequentemente a sentimentos de auto-rejeição e indignidade pessoal, o que afeta gravemente sua capacidade de avaliar devidamente o significado positivo de suas vidas.

As metas de superação na área da autovalorização consistem em definir meios oportunos que satisfaçam à necessidade da pessoa ver-se positivamente dando maior valor e atenção às dimensões de sua personalidade que são realmente importantes tanto para si como para os outros. O que se pode conseguir, usando vários meios, como buscar a fonte principal de autovalorização em Deus, cultivar relações em que a pessoa se sinta apreciada e reconhecida, ou estimular-se a si mesma com pensamentos e comportamentos que a reafirmem em seu verdadeiro valor.

Auto-reflexão: Prezo-me como pessoa valiosa e importante para mim mesmo, e percebo que também os outros me valorizam? Que metas concretas poderia propor para me conseguir perceber com mais agrado? É possível fazer mudanças que possibilitem maior valorização minha por parte dos outros?

Cristina Gonçalves

Ler sobre a 3ª dose de auto-estima

Artigos relacionados:

Categories: ARTIGOS, Autoestima

3 Respostas

  1. [...] Ler sobre a 2ª dose de auto-estima Categories: Artigos/Frases, CrisGonçalves [...]

Comente o artigo